Policiais Militares da 3ª CIPM, tiveram uma palestra com o Operador de pistola "TASER", Cap PM Cesar, para fins de manuseio e uso dessa Arma Não-Letal, que a Policia Militar disponibiliza aos seus policiais.
A palestra teve objetivo de demonstrar o funcionamento e medidas de segurança necessárias, na utilização e manuseio da "TASER".
Todos os militares participaram da instrução, experimentaram a eficacia de imobilização que a Arma Não-Letal proporciona, ficando assim habilitados a utilização da referida pistola.
Para o conhecimento do publico externo, colocamos alguns tópicos, explicando o funcionamento da "TASER":
Arma de eletrochoque é uma arma capaz de liberar uma descarga elétrica a fim de imobilizar uma pessoa momentaneamente, constituindo-se assim como uma arma não letal.
TASER de IEM (air taser): tem o formato semelhante ao de uma pistola (como o da imagem) e funciona pelo principio de IEM (interrupção elétrica intramuscular). Esse modelo possui 2 eletrodos, ligados a dois fios de cobre que podem ter quatro, seis, oito ou dez metros. Ao disparar, ela lança os dois eletrodos, que ao atingir a vitima, aplicam uma descarga elétrica por 5 segundos, imobilizando o alvo. Após esse tempo, mantendo-se pressionado o gatilho, uma descarga é disparada a cada 1,5 segundo. Após o disparo, os eletrodos e os fios são descartados, sendo trocado para o próximo disparo. Pode-se acoplar ao taser uma lanterna tática e mira a laser, para evitar erros acidentais. Este modelo, diferente do de contato, imobiliza a vitima, independente da resistência à eletricidade do alvo e da área atingida, pois devido à descarga ser intra-muscular, age direto no sistema nervoso central (SNC), fazendo com que o alvo fique em posição fetal. Alguns modelos utilizam uma bateria descartável que permite até 120 disparos. Outros utilizam uma bateria auxiliar recarregável que o operador leva preso à cintura em uma bolsa, semelhantemente ao coldre de uma pistola normal. No Brasil, seu uso é restrito às forças policiais, paramilitares e militares, sendo portanto proibido a compra, uso ou porte por civis.